terça-feira, 4 de agosto de 2009

O espaço- curiosidades (parte 2)

--> Os furacões da Terra curam cerca de duas semanas. A Grande Mancha Vermelha de Júpiter mantém a sua ferocidade há, pelo menos, 300 anos.

--> Os relâmpagos de Júpiter são 10 vezes mais fortes do que os da Terra.

--> Métis, o satélite mais interior de Júpiter, desloca-se tão rapidamente que poderia atravessar a América do Norte em apenas 2,5 minutos.

--> Os anéis de Saturno têm praticamente a mesma espessura de um edifício de seis andares. Se quisesses fazer um modelo em tamanho natural, precisarias de uma folha de papel com uma largura de oito quarteirões de uma cidade, mas apenas com a espessura de uma pagina deste livro.

--> Saturno seria capaz de flutuar na água – se conseguisses encontrar um oceano suficientemente grande para isso!

--> Tritão, um dos satélites de Neptuno, é o único satélite conhecido do sistema solar que orbita em torno do seu planeta na direcção oposta à rotação do planeta.

--> Uma vez que o ano de Neptuno – o tempo que demora a girar à volta do Sol – tem duração de 164 anos da Terra, nenhum habitante da Terra conseguiria completar um ano de Neptuno.

--> O dia (uma rotação de Plutão em torno do seu eixo) e o mês (uma órbita de Caronte à volta de Plutão) de Plutão têm a mesma duração – seis dias e nove horas da Terra.

--> A atmosfera rarefeita de Plutão congela em neve de metano todos os Invernos.

--> Sinais da nave espacial Pluto-Kuiper Express vão demorar quase seis horas a chegar à Terra enviados de Plutão.

--> Toneladas de poeira de cometa flutuam pela Terra todos os dias. Quando limpas a tua casa, algumas das partículas de pó que varres podem ter vindo de cometas.

--> O Grande Cometa de 1843 possuía a cauda mais comprida de todos cometas – estendia-se desde o Sol até à órbita de Marte.

--> Durante o ano em que esteve mais perto do Sol, o cometa Hale-Bopp jorrou 9 toneladas de água por segundo para o espaço.

--> Numa noite límpida e sem luar, longe das luzes da cidade, as estrelas parecem demasiadas para se poderem contar. Contudo, se o fizesses, contarias cerca de 2000 estrelas que podes ver a qualquer momento apenas à vista desarmada.

--> A maioria das constelações é tão antiga que ninguém sabe quem as baptizou ou pensou nelas. A partir de desenhos os Sumérios viram no céu algumas das mesmas imagens que nós vemos actualmente.

--> Uma nave espacial Apolo demorou apenas três dias a chegar à Lua, mas levaria 850 000 anos para alcançar a estrela mais próxima.

--> Se conseguíssemos trazer para a Terra uma colher de chá de poeira branca de uma estrela anã branca, ela pesaria tanto como um camião grande.

--> À medida que giram, algumas estrelas de neutrões emitem vibrações de feixes de rádio. Quando os astrónomos detectam essas vibrações, dão à estrela o nome de pulsar.

--> Uma supernova liberta tanta energia em apenas alguns dias como o Sol irá libertar em toda a sua existência de 10 mil milhões de anos.

--> As nuvens que rodeiam a nebulosa de Oríon contêm gás suficiente para formar 10 000 sóis.

--> São dois – hidrogénio e hélio – os elementos que compõem 99 por cento do Universo. O restante 1 por cento – os elementos que constituem os planetas, os seres vivos e nós – começou por desenvolver-se no interior das estrelas.

--> Desde que os dinossauros apareceram há 228 milhões de anos, o Sol completou apenas uma órbita em torno da nossa galáxia.

--> No centro da Via Láctea poderá haver um buraco negro que pesa tanto como um milhão de Sóis. Se o nosso Sol se transformasse num buraco negro (muito embora os cientistas achem que isso não é possível), os planetas continuariam a orbitar à sua volta. Terás de aproximar-te muito de um buraco negro para seres sugado dentro dele.

--> Se reduzirmos a Terra ao tamanho de um berlinde, ela transformar-se-ia num buraco negro.

--> Pouco depois do Big Bang, o Universo aumentou de tamanho em 100 triliões de triliões de triliões de vezes, no espaço da mais minúscula fracção de segundo.

--> O Universo contém aproximadamente tantas estrelas como a quantidade existente de grãos de areia em todas as praias do mundo.

Tirado do livro: Espaço

Sem comentários:

Enviar um comentário