segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Templo de Ártemis em Éfeso

Dedicação e Construção

O templo de Ártemis em Éfeso (ou templo de Diana), foi construído em honra da Deusa Ártemis, deusa da caça e da fertilidade.
Os colonizadores gregos encontraram os habitantes da Ásia Menor cultuando uma deusa que identificaram como Ártemis. Então construíram um pequeno templo que foi reconstruído e aumentado muitas vezes.
Somente na quarta expansão o templo, que levou 120 anos para ser terminado, foi incluído na lista das sete maravilhas do mundo antigo.
Este templo foi o maior templo do mundo Antigo e o feito mais significativo da civilização grega e do helenismo.


(Idealização da Construção do Templo)


Dimensão

Media 138 metros de comprimento por 71,5 metros de largura com 127 colunas de 19,5 metros de altura e era famoso pelas obras de arte, entre elas a escultura da deusa em ébano, ouro, prata e pedra preta.



(Idealização do Templo)


Destruição e Construção

O templo em Éfeso (agora Selcuk , na Turquia) era quase todo feito em mármore. Duzentos anos depois foi destruído por um incêndio, provocado por um homem da terra chamado Herostratus, na tentativa de imortalizar o seu nome. Foi reerguido por Alexandre III da Macedónia, e destruído a segunda vez no século III d.C. por um ataque dos godos.


(Herostratus ou Érostrato)


Actualmente

Restam algumas esculturas e objectos, expostos em Londres e actualmente, apenas uma coluna solitária se mantém, após sucessivos terramotos e saques.



(Ruínas do Templo)

Sem comentários:

Enviar um comentário