segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Anos 70: Hollywood


A década de 70 foi palco de um conjunto de acontecimentos que alteraram o panorama da indústria cinematográfica norte-americana e, consequentemente, do resto do mundo. Após 25 anos de declínio económico, os anos entre 69 e 71 revelaram-se o fundo de uma crise que alterou por completo a industria.

A salvação da indústria esteve numa nova geração de realizadores que cresceram a ver os filmes de Hollywood e num tempo de transformação social e, assim, reinventaram alguns géneros cinematográficos. Realizadores como Martin Scorsese, George Lucas, Brian de Palma, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg foram alguns dos nomes que reinventaram Hollywood e que, devido ao facto dos estúdios não encontrarem outras soluções, tinham liberdade e dinheiro para realizarem o que desejavam. Como resultado, na década de 70, foram produzidos filmes como "O Padrinho" (I e II), "O Exorcista", "Os Incorruptíveis Contra a Droga", "O Tubarão" e "A Guerra das Estrelas".

A transformação económica dos anos 70 não se ficou pelo nascimento do blockbuster e Hollywood viu o seu crescimento económico também assente em novas fontes de receitas: os multiplexes (complexos cinematográficos com várias salas de cinema), que permitiram exibir mais filmes e de uma forma mais lucrativa, e novos canais de televisão por cabo que permitiram aumentar a “vida” de um filme e retirar dai dividendos.

Sem comentários:

Enviar um comentário