segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hollywood - Anos 30

Nos Estados Unidos, a década de 30 é marcada pelo domínio dos grandes estúdios de Hollywood que, anos antes, tinham lutado contra o domínio da Motion Pictures Patents Company, sendo possível identificar estilos próprios: a Metro-Goldwyn-Mayer era conhecida pelas suas estrelas e filmes de qualidade, a “pobre” Columbia Pictures pelas comédias de Frank Capra e a Warner Bros. pelos seus dramas sociais e filmes de gangsters.

A década é também marcada pela utilização do som na sétima arte e que viria a transformar a indústria: os actores começaram a dar mais atenção à voz, os estúdios procuraram no teatro actores mais expressivos, os escritores foram obrigados a definir os personagens através de palavras e os escritores de cartões ficaram no desemprego. Mas o som permitiu também o nascimento de um novo género: o musical, aparecendo, então, estrelas como Maurice Chevalier, Fred Astaire e Ginger Rogers.

O início da década de 30 é também marcada pela produção dos primeiros filmes a cores. Em desenvolvimento desde a década de 1890, a tecnologia destes filmes teve o seu melhor exemplo com o épico "E Tudo o Vento Levou". Produzido em 1939, o filme foi um dos muitos que se produziram durante o que é considerado o melhor ano da história da sétima arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário